Pular para o conteúdo principal

Caps de Canavieiras faz caminhada pelo Dia Mundial da Saúde Mental




A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde, promove nesta sexta-feira (10), às 9 horas, uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. Organizada pelo Centro de Assistência Psicossocial (Caps), a caminhada sairá da Unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro, na Rua 13 (Octavio Mangabeira) e percorrerá as principais ruas da cidade, até a sede do Caps, na avenida São Francisco.


Segundo o coordenador do Caps, o enfermeiro Edval Júnior, as comemorações do dia 10 de outubro visam chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas. “Ter deficiência mental não significa parar a vida e sim ultrapassar os limites que a vida dá”, explica o coordenador Júnior.

No entender da secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, o Caps tem uma atuação importante, pois é um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade. Para ela, esse trabalho significa uma troca importante no convívio do indivíduo, que encontra no Caps um apoio, no qual se estabelece uma relação de encontros com outros usuários e profissionais, mantendo-se diálogos relacionados às suas necessidades, desejos, histórias e conhecimentos específicos.

De acordo com Edval Júnior, toda a pessoa portadora de qualquer tipo de deficiência tem direito garantido em lei de usufruir de todas as facilidades e oportunidades dentro da sociedade em que vive. “A sociedade precisa enxergar essas pessoas como indivíduos com direitos, capazes de criar e desenvolver atividades, aceitar suas diferenças e conviver com elas. Só assim teremos uma sociedade justa e igualitária”, conceitua. 

Direitos assegurados - A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. 

O modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral. O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta política. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e diz que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.
(08-10-14 WR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é