Pular para o conteúdo principal

Audiência Pública discute atraso no salário dos professores

                                    
Na manhã desta terça-feira (18), uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Itabuna colocou em pauta, o atraso no pagamento dos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino. Sugerida pelo Sindicato da categoria, a reunião ainda abordou a melhoria das condições de trabalho e o repasse do vale-transporte aos profissionais da classe.
                                      Entre os convidados que compuseram a rodada de discussões, estavam Marcos Cerqueira (Secretário Municipal da Fazenda), Fábio Melo (representante da Secretaria de Educação), além de representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ).
                                      Segundo Maria do Carmo Oliveira (Carminha), o atraso no pagamento dos salários teve início em agosto, e desde então se tornou uma prática comum ao Governo Municipal. “Os funcionários da secretaria de educação sempre foram os primeiros a receber seus proventos, por conta das verbas do FUNDEB, mas agora o que nos resta é a luta porquê nos é de direito”, disse a presidente do SIMPI.
                                      De acordo com Fábio Melo, existe um esforço conjunto da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Itabuna para a resolução destas questões. “Sabemos do incomodo gerado por conta dos atrasos, mas informamos aos professores que já estamos tomando as medidas cabíveis para o pagamento dos salários pendentes”, relatou o representante da Secretaria Municipal de Educação.
                                      Na explicação do Secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, o atraso se deve a uma queda na verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassadas pelo Governo Federal. “Todo mês temos arcado com cerca de dois milhões de reais para complementação salarial da folha da Educação. A estimativa da União, é que nos próximos meses os recursos recebam um novo teto que corresponda às necessidades do município”, explicou Cerqueira.
                                      Para os vereadores Júnior Brandão (PT) e Jairo Araújo (PCdoB), a audiência representa mais um momento democrático na história do município de Itabuna, ao proporcionar junto à Câmara um debate entre os Poderes Legislativo, Executivo, categoria e comunidade. “Gostaria de salientar que continuaremos como fiscais do povo e, neste caso, em irrestrita defesa em busca de um tratamento mais justo aos profissionais da Educação do nosso município”, afirmou o parlamentar.
                                      Uma comissão mista formada ao final da reunião deve buscar junto ao Governo Federal o aumento das verbas do FMP, como também estudar a criação de um calendário municipal de pagamento dos servidores – proposto pelo SindServ. “Nem uma outra prioridade deve ser maior que o pagamento dos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino, ou de qualquer outro funcionário 
Da assessoria de comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é