Pular para o conteúdo principal

Sessão discute o Diabetes em Itabuna

Na tarde da última quinta-feira (13), uma Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal discutiu a situação dos pacientes diabéticos em Itabuna. Parte da campanha Novembro Azul, a sessão comemorou os 10 anos do Mutirão do Diabético, além de abordar também a prevenção ao Câncer de Próstata.
Aberta com uma apresentação do oftalmologista Dr. Rafael Andrade, sobre os trabalhos desenvolvidos durante as dez edições do Mutirão do Diabético, a reunião ainda contou com a participação da endocrinologista Drª. Marluce Leão (da Associação dos Diabéticos de Itabuna – ASDITA).
De acordo com o Dr. Rafael, o mutirão do diabético se tornou hoje referência nacional. “Começamos em 2004, e neste ano pretendemos realizar mais de 2000 atendimentos com uma novidade, o exame do toque, em uma campanha de prevenção ao câncer de próstata”, explicou o coordenador do Mutirão do Diabético.
A sessão que faz parte do calendário oficial da Câmara recebeu entre os seus convidados o Pres. do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves; a Diretora do MAC da Sec. de Saúde, Aline dos Anjos; a Secretária de Governo, Cleide Oliveira; e os representantes do Grupo Solidário de Apoio ao Diabético e do GAAC, respectivamente, Luís Antônio e Antônio Costa.
            Entre os assuntos amplamente discutidos durante a sessão, estava a falta de material na Secretaria Municipal de Saúde para a realização dos testes de glicemia aos 675 pacientes crônicos de diabetes cadastrados. O que segundo a Diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, se deu por conta de um problema logístico. “A burocracia aduaneira portuária foi a grande responsável pela demora na entrega das fitas de glicemia, que são importadas pela empresa licitada”, explicou Aline dos Anjos.
Para os autores da sessão, vereadores César Brandão (PPS) e Francisco Edes (PRB), a reunião foi bastante positiva e serviu para esclarecer dúvidas e também mobilizar o Poder Executivo para as ações preventivas de combate ao diabetes. “É interessante chamarmos a atenção e alertar a sociedade sobre o crescimento do diabetes no Brasil, mas também da redução através de eventos como o Mutirão e a Campanha Novembro Azul”, finalizou César Brandão, ao propor ainda a inclusão da campanha no calendário oficial do Município.
Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é