Pular para o conteúdo principal

OBRAS DA FIOL DESTROEM O MEIO AMBIENTE EM AURELINO LEAL

Obras da FIOL aterram rio na região de Aurelino Leal.

Fonte deste blog nos enviou imagens e reclamação sobre o trecho 1 da Ferrovia Oeste Leste na região de Aurelino Leal. Empresas contratadas pela Valec “estão conduzindo mal a gestão ambiental do empreendimento e descumprindo as condicionantes da licença de instalação”. As obras causam “graves problemas”.

As empresas poluem e aterram rios, derrubam postes da rede elétrica e cercas (e solicitam que os donos das propriedades as consertem). Além disso, retiram cobras do seu habitat natural. Isso desestabiliza o ecossistema, pois as serpentes comem os ratos que atacam a produção cacaueira. Alguns produtores também  já sofrem com a falta de água. Para completar, as estradas estão sendo destruídas. Sem as vias de acesso, os produtos regionais não são escoados e as pessoas não podem ir e vir.

Obras da FIOL poluem as fontes de água na região.
Obras poluem fontes de água.

A fonte argumenta que “a ferrovia e o Porto Sul são fundamentais para a nossa região”, no entanto, defende que esses empreendimentos devem servir ao turismo e à integração das cadeias produtivas regionais, não à indústria do minério de ferro.

Veja mais fotos abaixo.


Trecho da estrada virou lamaçal.
Trecho de estrada virou lamaçal.
Obras danificam estradas vicinais.
Obras danificam estradas vicinais.
Obras também danificam rede elétrica.
Obras também danificam rede elétrica.
 82 0 1 99
 

2 respostas para “OBRAS DA FIOL DESTROEM O MEIO AMBIENTE EM AURELINO LEAL”

  • Carlos disse:
    A quem interessa este tipo de progresso? Espremer a natureza desse modo, significa a proclamação do suicídio em massa de sociedades inteiras. Parabéns ao blog pela denúncia e meus pêsames às autoridades que não fiscalizam essas ações e nada fazem.
  • Anthonia disse:
    “[…] defende que esses empreendimentos devem servir ao turismo e à integração das cadeias produtivas regionais, não à indústria do minério de ferro.” Essa afirmação não faz o menor sentido, pois quem está investindo é a indústria do minério de ferro. Segundo, se fosse por turismo então estaria tudo certo com os impactos ambientais?! Sempre soube que a mineradora só iria beneficiar os próprios donos e não a população local. Até mesmo os engenheiros, biólogos e outros profissionais considerados mais capacitados são todos trazidos de fora (Sul e Sudeste), não há investimento na capacitação de mão de obra local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é