Pular para o conteúdo principal

O olho na terceira idade: saiba como envelhecer de forma saudável e prevenir a cegueira

Estudos apontam que a cada ano tem aumentado à população de idosos no Brasil, e com base nesta informação surge um questionamento: quais os cuidados necessários que os idosos devem tomar para envelhecer de forma saudável e prevenir a cegueira, já que o olho é o primeiro órgão a envelhecer?
Especialistas afirmam que os primeiros sinais do envelhecimento ocular começam a surgir logo aos 40 anos com a popular “vista cansada” (Presbiopia), em que o indivíduo começa a ter dificuldade de focalização para perto, mas o médico oftalmologista Dr. Tiago Di Girolamo Vita (CRM – 19733), do Hospital de Olhos DayHORC, explica de forma detalhada  toda conjuntura relacionada ao bom funcionamento da visão.

“A visão é um dos sentidos que para funcionar completamente exige não só o bom funcionamento dos olhos, mas também do cérebro e do nervo óptico. Sendo assim, ter uma boa visão, envolve ter uma boa saúde ocular e neurológica”, adverte. E informa que problemas muito comuns que surgem com o envelhecimento ocular são a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além das Retinopatias Hipertensivas e Diabéticas.
“Essas doenças são as principais causas de cegueira nas pessoas com mais de 60 anos, sendo que para algumas delas, a Catarata, por exemplo, existe a cura, porém em outros casos como o Glaucoma existe apenas o controle, o que torna o diagnóstico e o tratamento precoce ainda mais importante”, alertou o oftalmologista Tiago Vita.
 Saiba mais
A Catarata é uma doença que apresenta-se com a perda de contraste visual e da nitidez. O tratamento para a cura é único e envolve a remoção da lente natural do olho (o cristalino) e implante de uma nova lente artificial intraocular, através de uma cirurgia.
Já o Glaucoma é uma doença que causa cegueira de forma irreversível, e por não apresentar sintomas tornou-se a maior causa de cegueira irreversível no Brasil. O especialista informa que o principal fator de risco é a elevada pressão ocular, sendo que idosos com hipertensão arterial, diabetes, miopia, de raça negra e com familiares portadores de glaucoma apresentam maior propensão à doença.
“O tratamento na maioria das vezes envolve uso de colírios para controle da pressão ocular e em casos graves a cirurgia pode ser necessária. O acompanhamento regular com o oftalmologista se torna essencial, com a finalidade de manter a doença sob controle”, informa.
A Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) atinge a retina dos olhos idosos, sendo que a baixa de visão central é o principal sintoma. O diagnóstico é feito através do exame de fundo de olho associado a exames complementares oftalmológicos. Já o tratamento deve ser profilático e envolve o uso de vitaminas e antioxidantes, medicações injetáveis intraoculares e cirurgia.
Por fim, as retinopatias diabéticas e hipertensivas são outras causas frequentes de cegueira nos pacientes idosos que possuem Diabetes Melitos e Hipertensão Arterial Sistêmica. “Os sintomas envolvem a baixa visual de acordo com o grau do acometimento ocular, e o tratamento consiste basicamente no controle rigoroso da pressão arterial e da glicemia, sendo que em alguns casos mais avançados, o tratamento é feito através da fotocoagulação a laser na retina, injeções intraoculares e cirurgia”.
 Prevenção
Com o intuito de realizar o diagnóstico e tratamento precoce destas e de outras doenças, o recomendável é que os pacientes com mais de 60 anos visitem semestralmente um oftalmologista. “Além disso, é preciso ter bons hábitos alimentares e de vida, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas e usar regularmente óculos de sol para prevenir os raios UVA e UVB”, finalizou o oftalmologista Tiago Vita.
Por -Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é