Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Canavieiras realizada mutirão de Mamografia


Do dia 17 ao dia 21, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Mutirão da Mamografia, com a finalidade de diagnosticar o câncer de mama. O principal objetivo do mutirão é agilizar o atendimento das mulheres que aguardam pelo procedimento e estimular o diagnóstico precoce, que é a melhor forma de evitar mortes ocasionadas pela doença.

Informa a secretária de saúde, Roberta Barros, que para participar do mutirão de exames, é necessário que a paciente procure a unidade de saúde do seu bairro e faça o agendamento, “Nossa meta é atender toda a população feminina, tanto na sede como no interior do município e as mamografias serão realizadas na área externa do Hospital Régis Pacheco”, ressaltou a secretária. Veja também o sucesso da puxada do Mastro


Roberta Barros explica, ainda, que a Mamografia deve ser solicitado nos seguintes casos: mulheres acima de 35 anos que nunca fizeram o exame; mulheres entre 40 e 50 anos que fizeram o exame há mais de 2 anos; mulheres acima dos 50 anos que fizeram o exame há mais de um ano; mulheres com antecedentes de caso de câncer de mama na família e que tenham queixas de nódulos ou dores nos seios. "Serão realizadas 280 mamografias diariamente. No último mutirão realizamos 1.500 mamografias, um número bastante satisfatório para a população de Canavieiras", relatou a secretária.

Informa a secretária, que os agendamentos deverão ser feitos nas unidades de saúde, nas seguintes datas: Zona rural, Poxim e Atalaia, dia 17; Sócrates Rezende, Birindiba e Jardim Burundanga, dia 18; Tancredão e Augusto Reis, dia 19; Cidade Nova e João Fonfon; Centro e São Sebastião, dia 21 de janeiro. No agendamento nas unidades de saúde os pacientes serão informados sobre as datas da realização do exame.

A doença - O câncer de mama identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. Para a detecção precoce, é fundamental que a mulher realize o exame de mamografia uma vez ao ano. Caso seja identificado o câncer de mama, a mulher será encaminhada imediatamente para tratamento específico.

No Brasil, em 2014, são esperados 15.590 novos casos de câncer de colo de útero. E esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%
Puxada do Mastro 

Os festejos de São Sebastião no bairro da Ilha da Atalaia foram iniciados nesta segunda-feira (12) às 8 horas, com uma celebração eucarística da palavra na Igreja de Santo Antônio. Em seguida, às 10 horas, foi oferecido um café da manhã e os homens e as crianças – em grupos diferentes – se dirigiram ao mangue para cortar dois mastros. Diferentemente do que ocorre em outros locais, na Atalaia são hasteados dois mastros: um para os adultos e outro para as crianças, como manda a tradição.

Após os machadeiros (adultos e crianças) cortarem as árvores no mangue elas foram colocadas próximas à praça e à noite a população se deslocou para realizar a Levada dos Mastros até o local onde seriam hasteados, em frente a Igreja de Santo Antônio. Os mastros foram enfeitados com folhas cheirosas e carregados até serem hasteados no mesmo local (buraco).

Em seguida ao hasteamento dos mastros, foram iniciados um recital de poemas, as apresentações do Boi Duro Estrela, uma tradição da Ilha da Atalaia, e do Grupo Musical Sambaê. Segundo o prefeito Almir Melo, Canavieiras é uma cidade que respeita suas tradições e as festas realizadas em homenagem a São Sebastião representam a vontade popular.

Na Atalaia, os festejos ao Santo começam um dia após a Puxada do Mastro realizada no centro da cidade e outros locais. Segundo a história, a data diferente teve como motivo o aparecimento de um mastro boiando no rio Pardo, em frente ao riacho da Atalaia e a população acreditou que seria um “sinal divino” para que passassem, também, a comemorar a data.

Os historiadores contam uma versão da história da Puxada do Mastro de São Sebastião na Atalaia, que teria acontecido em função de uma disputa política partidária. Como o chefe político não teria permitido o desembarque do mastro na cidade, o teriam jogado no rio Pardo e ele seguiu com a maré até encalhar em frente ao porto da Atalaia, onde apareceu boiando e em pé, daí o começo da tradição.

E, assim, a população passou a comemorar São Sebastião no dia 20 de janeiro, iniciando com a celebração de uma novena, a partir do dia 12, data em que o pau do mastro foi encontrado boiando. Apesar dos festejos profanos, o Santo é bastante reverenciado pela comunidade, que participa ativamente das cerimônias religiosas.

Da assessoria-(13-01-15)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é