Pular para o conteúdo principal

Salva-Vidas de Ilhéus distribui cartilha sobre segurança nas praias

No impresso também são enumerados locais onde é preciso ter mais cuidado, a exemplo da praia do Norte (em frente às cabanas), São Miguel, Marciano e do Sul (imediações do aeroporto, Milionários, Cururupe e Olivença).
 Uma cartilha educativa com orientações sobre cuidados que o banhista deve ter nas praias de Ilhéus está sendo distribuída pelo Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura, desde o fim de dezembro. De acordo com o gerente do setor, Alexandre Mendonça, é importante orientar aos banhistas durante a temporada de verão, principalmente sobre os perigos associados ao banho de mar. “Enumeramos alguns locais que requer mais cuidado, como a praia do Norte (em frente às cabanas), São Miguel, Marciano e do Sul (imediações do aeroporto, Milionários, Cururupe e Olivença).”

Mendonça considera a cartilha fundamental não apenas para o turista que pouco conhece o ambiente litorâneo do município, mas também para os experientes frequentadores do litoral de Ilhéus, que também necessitam de orientações para a própria segurança. “Sempre é preciso procurar informações sobre a praia escolhida, através de cabaneiros, garçons ou banhistas nativos, para certificar do perigo que o local oferece”, informa.
Conforme o gerente do setor, o banhista deve buscar informações se a praia escolhida tem buracos, caneletas ou repuxos. “Em caso de afogamento, se a vítima perdeu os sentidos, o acompanhante terá que prestar os primeiros socorros. Deite a pessoa de barriga para baixo e tente erguê-la, suspendendo-a pela barriga várias vezes. Se o afogado bebeu água, certamente com esse procedimento irá fazer com que ela faça vômitos. Nestes casos, calma e tranquilidade são importantes”.
Outras orientações contidas na cartilha: “Caso a vítima esteja desacordada, é importante colocá-la de barriga para cima, posicionando sua cabeça para baixo. Em seguida, tapar o nariz, fazendo respiração boca a boca, depois impulsioná-la com a palma da mão, fazendo com esses movimentos uma massagem cardíaca. Após os procedimentos, ligar para o Samu-192, para encaminhar a vítima à unidade hospitalar”.
Cuidado com crianças – Alexandre Mendonça chama ainda atenção para os momentos de lazer com as crianças na praia: “Nunca, os pais ou acompanhantes devem se descuidar das crianças, pois elas não têm noção de perigo. Sempre é preciso procurar praias que tenham Salva-Vidas, evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso e tomar banhos após a rebentação. Outra questão: evite dormir exposto ao sol”.
Da Comunicação Social (Secom)-Ilhéus, 08/01/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é