Pular para o conteúdo principal

Último dia do Carnaval Cultural de Ilhéus reforçou clima de paz e segurança

 
Foliões de todas as idades curtiram shows de samba e pagode com tranquilidade
 O último dia do Carnaval Cultural de Ilhéus acabou com gostinho de quero mais. Como para a estudante de Vitória da Conquista Ana Maria Almeida, de 21 anos. “Vim visitar a família do meu namorado e curtir o carnaval. Alguns amigos nos falaram sobre os shows e estamos adorando. Pena que está acabando. Vamos ficar com saudade desse carnaval em Ilhéus”, confessou a turista, ao som do samba de raiz do grupo Samba Light, primeira atração da noite de terça-feira, 17.
Logo em seguida, às 22h, os foliões caíram na quebradeira da banda PagodArt. Sob o comando do vocalista Flavinho, o grupo de pagode baiano balançou a multidão ao som de novos e antigos hits de sucesso como “Ovo de Avestruz”, “Se Você Quer Tome” e “Quando a Carreta Passa Todo Mundo Vai”. Entre um show e outro, o que arrancou aplausos do público foi a percussão do Grupo Cultural Dilazenze, do bairro da Conquista, em Ilhéus.

Com cerca de 6 mil pessoas concentradas na Avenida Soares Lopes, conforme levantamento inicial da Polícia Militar, a folia seguiu em clima de paz até a apresentação da última atração da noite, a banda Zhara. “Tem muito policial por aqui, não tem briga e estamos conseguindo nos divertir com segurança”, contou o comerciante ilheense Johnny Menezes, 43 anos, que levou os filhos Júlia, 4, e Agnaldo, de 5 anos, para curtir três dos quatro dias de shows no centro da cidade.
Para todos – Além do clima de paz e tranquilidade, garantindo segurança aos foliões, a programação diversificada também contribuiu para levar milhares de pessoas às ruas de Ilhéus neste Carnaval. “Vimos muitas famílias, jovens e crianças, pois todos os segmentos de público da cidade foram atendidos. Fizemos baile infantil, baile para a terceira idade, houve os desfiles dos blocos afro, a livre manifestação cultural dos blocos de sujo e os grandes shows no palco”, comentou o secretário de Cultura e interino de Turismo Paulo Atto. O prefeito Jabes Ribeiro reforçou a questão da segurança. “O nosso Carnaval Cultural transcorreu na absoluta paz. Fizemos a opção da festa mais concentrada no palco também porque sabemos que isso diminui os índices de violência e estamos numa fase de muita cautela. O mais positivo é que as famílias foram à Avenida Soares Lopes sabendo que estavam num ambiente protegido e organizado”.
A Prefeitura de Ilhéus também ofereceu aporte financeiro a diversos blocos de rua, como os blocos afro, blocos de sujo e carnavais de bairro, como a festa do Hernani Sá. Sobre a comparação a antigos carnavais na cidade, Jabes enfatizou as dificuldades pelas quais o Município atravessa. “Ilhéus vive uma transição na sua economia, então não podíamos fazer mais do que fizemos, que foi resultado de um grande esforço. Já fiz grandes investimentos em grandes bandas no Carnaval, mas quando era possível fazer isso. Hoje a realidade é outra. Não podemos ficar devendo a fornecedores ou mesmo deixar de cobrir a folha de pagamento”, ressaltou o prefeito.
Concentrado em um grande palco montado ao lado da Catedral de São Sebastião, o Carnaval Cultural de Ilhéus homenageou os 30 anos da Axé Music. Durante quatro dias de festa, de 14 a 17 de fevereiro, a cidade recebeu atrações locais e estaduais, como Tuca Fernandes, Alinne Rosa e as bandas 5% e PagodArt. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, com o apoio da Coca-Cola, Cicon Construtora, Base Negócios Imobiliários, Supermercados Meira, Schin, Vog Torres do Sul, American Park e D&D Home Center. 
  Comunicação – Secom.-Ilhéus – 18.02.2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é