Pular para o conteúdo principal

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) só com ampla participação popular

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) só com ampla participação popular, afirma Hilton Coelho (PSOL)

O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma que mais uma vez a prefeitura de Salvador exclui a participação efetiva da população para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). "Não podemos e não vamos aceitar como natural o faz de conta, ou seja, audiências públicas onde uma pessoa da prefeitura aparece nos locais de determinados bairros e expõe o que a prefeitura quer aprovar. Como os termos técnicos são inacessíveis à maioria, muita gente sai dos tais debates sem entender nada. Ora, o que propomos é justamente o contrário. Para que o povo participe de verdade propomos como metodologia que as sugestões e reivindicações venham da população e depois sistematizadas pela prefeitura para posterior aprovação".


"Para ser democrático e participativo o PDDU deve ser elaborado com as comunidades opinando e decidindo os destinos da cidade. O resultado desse debate deve receber a adequação técnica necessária e retornar para a população através das audiências públicas, a fim de ser aprovado de forma definitiva". Hilton Coelho avalia que "este sim é o PDDU Popular que queremos, que garanta efetivamente os interesses da maioria do povo de Salvador e não voltado para os diversos esquemas que comandam, há séculos, a coisa pública da cidade. A participação popular não pode ser entendida como mera legitimação do resultado produzido por consultorias, contratadas a peso de ouro".

Hilton Coelho defende que o processo deve ser iniciado por reuniões em todos os bairros da cidade, para coleta dos problemas, soluções e planejamento local, onde o papel dos representantes da prefeitura é ouvir as propostas e facilitar as decisões. Só então entram os técnicos, para transformar a informação vinda das comunidades em planejamento para toda a cidade, conformando-se em proposta da Prefeitura. Só então se deve promover as audiências públicas e debates para referendar a Plano Diretor. Até agora o que vimos foi a transformação das audiências públicas e debates em mera apresentação de planos feitos em gabinetes, ininteligíveis para a maioria da população. Cremos que só com a participação popular prevista pelo Estatuto da Cidade as decisões irão ao encontro dos anseios da maioria da população de Salvador que aparecerão de fato em um novo PDDU. A população em geral deve ser ouvida e não apenas os empresários do setor imobiliário", finaliza.

Da assessoria do vereador- 4 de março de 2015
Por - Carlos Alberto Carlão de Oliveira ​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é