Pular para o conteúdo principal

Canavieiras adequa formação do Conselho Municipal do Fundeb à nova legislação



O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, enviou anteprojeto de lei e a Câmara de Vereadores aprovou, alterando a Lei Municipal 818/2007, que constitui o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. De acordo com as alterações já sancionadas, o Conselho passará a funcionar com 11 membros, com seus respectivos suplentes, ao invés dos 10 previstos pela lei anterior.


As mudanças na lei anterior foram objeto de análise entre o Poder Executivo e as entidades representativas do Conselho, no sentido de adequá-la à legislação nacional. Com isso, as mudanças foram realizadas notadamente na sua representação e na forma de atuação, condução e tempo de mandato.

Pela Lei 1.023, de 17 de abril de 2015, o Conselho terá dois representantes do Poder Executivo Municipal, dos quais pelo menos um da Secretaria Municipal da Educação, ou órgão educacional equivalente. Também terão assento no Conselho um representante dos professores da educação básica pública e um dos direitos das escolas básicas pública.
Dentre os conselheiros ainda são contemplados um representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas; dois representantes dos pais de alunos da educação básica pública e dois representantes dos estudantes da educação básica pública, sendo um indicado pela entidade de estudantes secundaristas.

Foram mantidos, ainda, conforme a lei anterior, um representante do Conselho Municipal da Educação e um representante do Conselho Tutelar. O suplente substituirá o titular mediante renúncia expressa, por deliberação justificada do segmento representado; ausências justificadas e outras situações previstas em lei.

A nomeação dos membros do Conselho deverá ser realizada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio de decreto, com indicação do segmento por ele representado e vigência do mandato.  Para que o decreto seja efetivado, é preciso que seja apresentada a indicação formal dos representantes, devidamente chancelado pelos dirigentes das entidades.

Pelo artigo 7º da nova lei, o Conselho terá um presidente e um vice-presidente, ambos eleitos por seus pares. Estão impedidos de ocupar esses cargos os conselheiros representantes do Poder Executivo, gestores dos recursos do Fundo. Na hipótese de renúncia ou afastamento definitivo do presidente, caberá ao colegiado decidir pela efetivação do vice-presidente, com a indicação de outro membro para a vice-presidência.

Pela alteração proposta, o conselheiro poderá ser reconduzido para mais um mandato consecutivo, independentemente do tempo que o o conselheiro permanecer nos mandatos. O término dos mandatos dos conselheiros deverá coincidir com o término do período de vigência do mandato do Conselho.


Da assessoria - 27-04-2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é