Pular para o conteúdo principal

Quem lucra com greve na educação?

Antonio Nunes
Quem lucra com greve na educação?
Antonio Nunes de Souza*
Sabemos todos que a instituição da greve com a finalidade de reivindicar direitos, justiças, vantagens, respeito e obrigações pertinentes e necessárias, foi criada há bastante tempo e, seu uso, foi crescendo de tal forma, que hoje é usada como a principal arma contra as grandes injustiças sofridas pelo povo!
Mas, embora reconheçamos essa maneira de cobrar resultados que favoreçam as categorias solicitantes, devemos, antes de tudo, fazer análises sobre os benefícios e os prejuízos que são vistos, claramente, durante as diversas paralizações para as discursões entre os interessados. Os custos e benefícios são, desastrosamente, prejudiciais a toda sociedade, principalmente quando essas greves são na educação, saúde, transporte e segurança. Vertentes essas que, sem nenhuma dúvida, são aliciasses de grande importância para a funcionalidade do nosso país!

Dentre essas vertentes, optarei em falar sobre a educação, pois, seguramente, é a maior das necessidades básicas dos homens e, ao mesmo tempo, um esteio para todas as outras áreas. Saúde, segurança, transporte, etc., dependem diretamente de uma boa educação, não só com diplomas ou licenciaturas, mas, principalmente, pela qualificação das pessoas para exercerem cargos com desenvolturas e benefícios para o povo. Sem a educação, nenhuma dessas vertentes funcionará a contento atendendo as necessidades que todos precisam e esperam em suas cidades e comunidades.

Creio que, deixando as políticas de oposições, desejosas de tomar os poderes dados pela constituição, de estimular as greves sem que tenham tentado diálogos com quem pode decidir, vendo inclusive se existe possibilidades para todos os atendimentos, com relação aos recursos disponíveis, seja feito uma análise mais humana, social e patriótica, discutindo com os escalões com poderes decisórios, no sentido de se chegar a um denominador comum, sem que seja as prejudiciais e absurdas greves que prejudicam o país inteiro, inclusive os grevistas, filhos, netos e agregados. Com a educação aprendemos a votar bem melhor e, importantíssimo, saberemos cobrar e exigir, veementemente, aos administradores, legisladores e governantes, justiça social e cumprimento na valorização dos trabalhos exercidos pelo povo!

Vamos trabalhar mais as nossas mentes, deixar de tomar atitudes reflexíveis, evitando esse instrumento instituído que, infelizmente, paralisa muitas vezes milhares de cidades, pondo em risco as comunidades durante suas durações, sendo em alguns casos, com resultados poucos e danosos.


Pelo menos na educação, sugerimos que, pelo nível de ilustração, sejamos mais benevolentes com os alunos, que no momento festejam não ter aulas, mas, no futuro, os resultados serão desastrosos.
Vamos aprender a exigir os nossos direitos junto aqueles que elegemos e colocamos nos poderes, mas, para isso, é preciso que sejamos, literalmente, bastante educados!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna- BA.antoniodaagral26@hotmail.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é