Pular para o conteúdo principal

Projeto do Dia Mundial da Visão garantirá 400 testes do Olhinho gratuitos


No Brasil, segundo a OMS, existem cerca de 30 mil crianças cegas em consequência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Uma das formas mais acessíveis de diagnóstico precoce, principalmente de doenças congênitas, é o chamado Teste do Olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho. O exame simples, rápido e indolor é capaz de identificar diversas enfermidades visuais e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A disseminação da importância deste exame e a realização de atendimento 400 crianças recém-nascidas estão entre as metas do projeto do Dia Mundial da Visão, ação agendada entre os dias 5 e 9 de outubro, em Itabuna. Todo projeto é uma realização da Fundação Regina Cunha (FURC).

Segundo a Coordenadora Administrativa da Fundação, Lucicleide Vieira, uma parceria foi estabelecida com as duas maternidades de Itabuna, sendo elas o Hospital Manoel Novaes e a Maternidade Ester Gomes. “Estabelecemos como meta 400 Testes do Olhinho e a intenção é captar as mães que derem a luz à seus filhos no mês de setembro, além dos bebês nascidos na Semana do Dia Mundial da Visão”, relatou a administradora.
Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano. Deste total, ao menos 60% das causas poderiam ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectados precocemente com o Teste do Olhinho. “Apesar de extremamente importante e presente entre o rol de exames regulares da assistência pediátrica aos recém-nascidos assistidos pela saúde complementar, ou seja, os que têm plano de saúde, ainda não é um exame regular no Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Dra. Luciana Pinto. A oportunidade de realizar o exame gratuito favorecerá muitas mães e garantirá a disseminação de uma consciência mais efetiva sobre a importância dos cuidados com a visão, desde os primeiros dias de vida.

Sobre o Dia Mundial da Visão
Comemorado sempre na segunda quinta-feira de Outubro, o Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e projeto Visão 2020 para divulgar da saúde ocular. Em Itabuna, a Fundação Regina Cunha (FURC) promoverá entre os dias 5 e 9 de uma semana inteira de atividades voltadas para a prevenção da Cegueira Evitável. Entre os destaques, ainda estão a realização de ações pedagógicas, de mobilização social e a realização de 100 cirurgias de catarata gratuitas com apoio do DayHORC e parceiros. Mais informações pelos telefones: (73) 3214-2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é