Pular para o conteúdo principal

Táxis terão vistoria extra em Itabuna no mês de janeiro

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) vai antecipar de março para janeiro a vistoria anual dos mais de 700 táxis que circulam em Itabuna. A medida visa o cumprimento da Lei Municipal nº 1.935, de 4 de março de 2004, que determina que as autorizações para exploração do Serviço de Transporte de Passageiro Individual (Táxi) devem obedecer à razão de um veículo para cada grupo de 700 habitantes do município.

De acordo com o diretor de Transporte e Trânsito, Pedro Aracatibe Silva, atualmente a proporção é de uma autorização para cada grupo de 300 habitantes. “Hoje temos 734 permissões, quando deveríamos contar com, no máximo 320 licenças, que é o número de táxis suficiente para atender a população e pessoas que visitam diariamente a cidade e usam o serviço desses profissionais”, afirma.
Pedro Aracatibe diz que a Prefeitura vem adotando medidas administrativas para cumprir a lei e evitar a superlotação de táxis em circulação em Itabuna. “Por decreto suspendemos a concessão de novos alvarás e proibimos a transferência de titularidade. Com isso, se a pessoa não tiver mais interesse em trabalhar como taxista, terá que deixar o serviço”, explica.

PREJUÍZOS

O diretor da Settran afirma que a superlotação de táxis em circulação prejudica o comércio, o passageiro e o próprio taxista, que trabalha menos. Atualmente, existe profissional que passa o dia inteiro na praça e faz apenas três corridas. Já a população perde porque o município cria um número maior de estacionamento de táxis que deveria ser destinado ao uso da população em geral.
A Settran verificou que muitos profissionais não mais trabalham com o táxi porque a atividade deixou de ser rentável, enquanto outros adquiriram os veículos somente para obter os benefícios previstos em lei para os taxistas. O número de táxi circulando acima do permitido é um problema antigo em Itabuna, que deixou de ser resolvido em 2004, quando foi aprovada a lei pela Câmara de Vereadores.
Segundo a Settran, são tantas vagas que os profissionais já estão atuando em forma de rodízio, trabalhando um dia sim outro não. Há, por exemplo, praças com 30 vagas, mas somente a metade dos taxistas permanece no local e os demais preferem atender o cliente quando acionado por telefone.
A diferença da próxima vistoria para as realizadas em anos anteriores é que não serão aceitos instrumentos públicos de procuração. “Isso significa que o permissionário terá que comparecer à Secretaria de Transportes e Trânsito para que seja feita a vistoria e a licença renovada”, destaca Pedro Aracatibe, acrescentando que o alvará não pode ser alugado, emprestado ou transferido.
             
PRAZOS

Todos os taxistas terão que comparecer obrigatoriamente à vistoria extraordinária. Aqueles que não comparecerem no prazo previsto no edital, que será publicado ainda este mês, terá 15 dias para apresentar sua defesa por escrito e, no caso de o pedido ser negado, o alvará será cassado. Se deferido, a vistoria será realizada no prazo máximo de até 72 horas. Não comparecendo o profissional no prazo da convocação nem apresentando alegações, a licença será imediatamente cassada. Já no caso de não aprovado na vistoria, receberá novo prazo 30 dias para apresentar defesa.
A Lei Municipal exige que o carro utilizado no serviço de táxis tenha no máximo seis anos em circulação, mas existem muitos veículos com mais de 10 anos sendo usados para o transporte de passageiros. “Essa situação não pode continuar, pois implica na falta de conforto e segurança para os usuários. Além disso, muitos itens dos veículos não atendem às exigências do Código de Trânsito Brasileiro”, finaliza Pedro Aracatibe.
Da Secretaria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é