Pular para o conteúdo principal

Itabuna defende integração de municípios contra o abate clandestino

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, vai mobilizar os 26 municípios integrantes do Território Litoral Sul contra o abate clandestino de animais. O objetivo é garantir a qualidade e a higiene sanitária durante o processo de abate, processamento, armazenamento e distribuição de produtos de origem animal no Sul da Bahia.


De acordo com o titular da Seagrima, Lanss Almeida Filho, Itabuna está entre os poucos municípios do interior da Bahia que seguem os critérios técnicos e sanitários para o abate de animais, exigidos pela legislação sanitária e conta com os serviços de inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) Federal (SIF). Além disso, dispõe de estrutura frigorífica com capacidade para atender agropecuaristas de todos os municípios regionais, a exemplo de Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé, Barro Preto, Coaraci e Buerarema situados a menos de 60 quilômetros.

Desde setembro de 2014, o abate pode ser concentrado no Abatedouro e Frigorífico Regional Sul da Bahia (Afrisul), no bairro Nova Ferradas. A unidade tem capacidade para abater mais de 600 animais diariamente. “Mas essa capacidade pode ser ampliada para até 900 animais, se houver necessidade. A câmara frigorifica para armazenamento de carcaças e vísceras também pode ser ampliada para atender a demanda regional”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna.   

            Quem também apoia as ações integradas dos municípios para o combate ao abate clandestino é o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Helder Almeida. “O abate clandestino deve ser evitado não só porque contribui para agravar os problemas de saúde e ambiental, mas por alimentar furtos, roubos e tráfico de animais. Por isso, temos trabalhado para regularizar o abate e comercialização dos produtos de origem animal em toda a r região”, afirma Helder Almeida.
           
SAÚDE

Um das vantagens de concentrar o abate de animais em um local adequado é evitar a circulação e venda de produtos de origem duvidosa, que podem lesar a saúde e o bolso dos consumidores não só de municípios circunvizinhos, mas também de Itabuna com entrada clandestina de carne nas feiras livres, açougues e pontos de venda, apesar das exigências da Vigilância Sanitária e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Com a integração das ações de vigilância sanitária e fiscalização se busca garantir a qualidade do produto que chega diariamente à mesa de milhares de famílias.
          
  O combate aos abatedouros clandestinos e ao armazenamento e precariedade no transporte dos produtos de origem animal também foram debatidos nesta quinta-feira, 4, na sede da Afrisul. Além do secretário Lanss Almeida Filho, participaram da reunião os representantes das prefeituras de Arataca e Pau Brasil, do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Abate e Afins da Bahia (Sindicarne), Instituto Baiano de Desenvolvimento Ambiental e Sócio Produtivo (Ecobahia) e do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é