Pular para o conteúdo principal

O POVO BRASILEIRO VAI ÀS RUAS NESTE DOMINGO, 13

MONITORANDO
PLANALTO ACOMPANHA PROTESTOS COM PREOCUPAÇÃO E APREENSÃO
MOMENTO É CONSIDERADO DECISIVO E DELICADO E HÁ GRANDE PREOCUPAÇÃO COM CONFRONTOS
Publicado: 12 de março de 2016 às 16:18
O MINISTRO DA DEFESA, ALDO ARANTES, TAMBÉM ESTARÁ A POSTOS, EM BRASÍLIA, ASSIM COMO OS COMANDANTES DAS TRÊS FORÇAS - FOTO: CARLES SHOLL / ESTADÃO

O Palácio do Planalto chega com grande preocupação e apreensão à primeira grande manifestação do ano. Nos monitoramentos diários de redes sociais, há a avaliação de que a mobilização está grande e que pode ser catalisadora do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Porém, se os protestos forem fracos, o governo acredita que isso dará fôlego à presidente, que vive há meses em um verdadeiro "inferno astral" e que terminou a semana dando declaração à imprensa avisando que não renuncia ao mandato.
O momento é considerado decisivo e delicado para todos e há uma grande preocupação com a possibilidade de confrontos, caso haja enfrentamento de grupos a favor e contra o ex-presidente Lula. A última coisa que o Palácio do Planalto deseja é que ocorram enfrentamentos graves, com violência, e vítimas fatais.
As últimas informações que chegaram ao governo, ainda provenientes do acompanhamento das redes sociais, mostram que a presença nas ruas, no domingo, terá público expressivo, semelhante ao de março do ano passado.
Desde segunda-feira, a presidente Dilma tem comandando reuniões e, também no início da semana, apelou ao seu partido, o PT, e aos movimentos sociais, por meio dos seus ministros, para que cancelem os eventos marcados para o próximo domingo, pelo menos nas cidades onde já existem manifestações agendadas contra o governo - o objetivo é evitar, justamente, violência e graves confrontos.
Ontem, em entrevista à imprensa, Dilma voltou a pedir que não haja excessos por nenhum dos lados e disse que não acredita em enfrentamento. "Faço um grande apelo às pessoas para que sejam capazes de manifestar de forma pacífica. A manifestação é um momento importante no País, de afirmação democrática. Por isso, não deve ser manchada por nenhum ato de violência. Isso é até uma questão que eu peço, como presidenta da República. A gente tem que manter aquelas que são vitórias da democracia brasileira, e sem dúvida, uma das vitórias da democracia brasileira é o direito de livre manifestação. Então, não cabe, de jeito nenhum, a gente perder esse patrimônio", declarou.
Apesar da preocupação com seus impactos, o governo está tentando encarar os protestos de amanhã com naturalidade. Uma sala de acompanhamento foi montada no Ministério da Justiça, como acontece em todas as situações como esta. A presidente Dilma estará no Palácio da Alvorada, sem agenda oficial. No final do dia, a exemplo do que aconteceu em outras ocasiões semelhantes, a presidente deverá se reunir com os ministros da Casa Civil e da Secretaria de Governo para avaliar o quadro.
O ministro da Defesa, Aldo Arantes, também estará a postos, em Brasília, assim como os comandantes das três Forças. Os militares, no entanto, não estarão de prontidão ou sobreaviso por conta dos protestos. (AE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é