Pular para o conteúdo principal

FOI DELCIDIO, HOJE SERÁ A VEZ DE DILMA

Sonhar não é proibido, e o Planalto sonha com 30 votos a favor de Dilma…

Charge do Sinovaldo, reprodução do Jornal VS
Mariana Haubert, Leandro Colon e Débora Álvares
Folha
Diante de um cenário previsível de derrota, a base do governo trabalha, numa conta otimista, para tentar chegar a 30 votos dos 80 senadores (o suplente de Delcídio Amaral não votará hoje) contra o processo de impeachment de Dilma, enquanto a oposição trabalha com até 56 por sua abertura. Basta maioria simples dos presentes para que Dilma seja afastada por até 180 dias e julgada por crime de responsabilidade.
Nas últimas 24 horas, senadores próximos ao Planalto não acreditavam em surpresa, ao contrário da votação na Câmara, em que havia na véspera esperança em salvar Dilma.
Levantamento feito pela Folha aponta que pelo menos 50 pretendem se manifestar pela admissibilidade.
Além de afastar a presidente, o placar desta quarta-feira vai indicar a tendência para a fase final do processo, que exige 54 votos para que ela seja condenada e deixe o cargo definitivamente.
FORA DO BARALHO
A própria presidente já declarou que são remotas as chances de retornar ao posto. “Se eu perder, estou fora do baralho”, disse, em recente entrevista no Planalto.
Aliados da petista no Senado consideram que só uma catástrofe política e econômica de um governo de Michel Temer seria capaz de mudar o quadro no Senado e abrir espaço para uma volta dela.
A sessão deve começar às 9h. Cerca de 65 senadores devem discursar, além do relator do processo, Antonio Anastasia (PSDB-MG), e do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer realizar a votação por painel eletrônico às 19h, mas espera-se atraso por causa de discursos e questionamentos.
INTIMAÇÃO
Se a votação for concluída nesta noite, Dilma deve ser notificada na manhã desta quinta (12), quando então automaticamente se afasta. “Não quero colaborar com antecipação de etapa nenhuma”, disse Renan, ao ser questionado sobre o futuro da presidente. O Senado decidirá a estrutura presidencial que ela poderá usar durante o período do processo.
Alvo do impeachment em 1992, o ex-presidente Fernando Collor, agora senador pelo PTC-AL, estará na votação desta quarta, mas ainda não revelou seu voto.
A petista é acusada de editar decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar verba de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”. Sua defesa entende que não há elementos para o afastamento.
JUDICIALIZAÇÃO
Ciente do cenário político praticamente irreversível, o governo procura o caminho da judicialização do caso. Nesta terça-feira, a AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu ao Supremo Tribunal Federal pedindo, por meio de um mandado de segurança, a anulação do processo. O ministro Teori Zavascki vai relatar a ação.
Cardozo avisou que o mesmo deve ser feito após a votação dos senadores nesta quarta. “Até onde você vai [judicializar]? Até o fim”, disse.
Um dos argumentos da AGU é o que chama de “desvio de poder” por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como presidente da Câmara, na ocasião em que aceitou o processo contra Dilma em 2015.
GILMAR MENDES IRONIZA
O ministro do STF Gilmar Mendes desconsiderou a ação do governo. “Ah, eles podem ir para o céu, o papa ou o diabo”, disse, ironizando a visita da atriz petista Letícia Sabatella ao Vaticano, segunda-feira, para pedir ao Papa Francisco que denunciasse o “golpe” contra a presidente Dilma.
Outros juízes do Supremo defendem a não interferência na decisão do Congresso sobre o tema.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O Planalto espera que haja 30 votos a favor de Dilma, o que significaria que podem ser alimentadas esperanças de reversão no final do processo, quando a presidente petista necessitará de 28 votos para voltar ao poder. Bem, sonhar ainda não é proibido. Veremos logo mais, ao final da primeira “votação nominal eletrônica” da História de nosso país, instituída pela criatividade de Renan Calheiros, a qual o Supremo costuma respeitar, sabe-se lá por quê… (C.N.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é