Pular para o conteúdo principal

Unidade Saúde elimina filas ao atender pacientes com hora marcada

Uma das novidades mais importantes e aplaudidas pelos moradores do bairro de Fátima é o atendimento com agendamento na Unidade de Saúde da Família Fátima I (USF). A proposta, implantada logo após a reforma da unidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo eliminar filas de espera para as diferentes consultas médicas e especialmente humanizar o atendimento na rede de atenção básica. 


“Essa ideia é muito boa, principalmente para quem trabalha no comércio e não tem tempo a perder no dia a dia para uma consulta médica”, afirma a comerciária Neusa Azevedo de Andrade, residente na Rua São José, no Fátima. Segundo ela nem sempre os patrões são tolerantes quando o empregado falta mesmo em caso de doença.


“Depois da reforma as coisas melhoraram muito por aqui. Agora não precisamos mais enfrentar filas e nem esperar muito tempo para ser atendido pelo médico. É como se fosse uma consulta particular, não é?”  complementa a aposentada Maria das Graças Cardoso Gusmão, 69 anos, moradora da Rua Monte Alto, no mesmo bairro.  

Com sérios problemas de saúde, Dona Maria é uma das mais assíduas pacientes da USF-I e diz que precisa muito de atendimento médico e de medicamentos que são fornecidos gratuitamente na unidade. “O médico daqui é muito educado, tem muita atenção com a gente, assim como os enfermeiros” afirma.  Para concluir, a aposentada diz que não saberia o que fazer de sua vida, se não fosse a Unidade de Saúde da Família do Fátima – I.  “São pessoas boas que nos recebem com muito carinho”, sublinha.

A enfermeira e gerente Larisse Del Pomo explicou que depois de reaberta, após a reforma na estrutura física, a USF Fátima I tem permitido maior acessibilidade do paciente aos serviços, especialmente pelo agendamento de consultas médicas de urgência e emergência. Disse ainda que todo paciente antes de chegar ao médico, passa por uma triagem completa, considerada essencial para se conhecer o histórico de vida de cada um e assim poder direcionar para cada especialidade.

ANSEIOS DA COMUNIDADE

“Atualmente tudo é feito a partir do agendamento, que melhorou o fluxo de pacientes, acabou as longas filas e a consequente demora no atendimento”, ressalta Larisse, acrescentando que a proposta que visa humanizar ainda mais o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi uma iniciativa apoiada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho.

 “Independente de ser o gestor, o secretário é médico emergencista, entende do processo e procura atender os anseios da comunidade de uma forma humana. Esse modelo de gestão, além de necessário, é importante demais para o paciente”. A gerente informou também que a USF- Fátima I se transformou numa unidade-escola.

Com a parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e Unime alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição dão suporte no atendimento aos pacientes. “A Unidade de Saúde da Família do bairro de Fátima, é uma referência muito positiva para os pacientes que hoje aderem à prescrição médica, o que faz aumentar a qualidade de vida de cada um”, diz Vitória Solange Ferreira, professora de Gerenciamento de Enfermagem e de Estágio Curricular da Uesc.

Ela ressalta ainda que a proposta de o médico visitar o paciente em casa quando acamado, faz com que haja um entrosamento perfeito e benéfico tanto para quem recebe quanto para quem presta o serviço médico. A visita domiciliar também é complementada pelos 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que prestam assistência às cerca de oito mil famílias assistidas pela Unidade de Saúde da Família Fátima I.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é