Pular para o conteúdo principal

Evento em Ilhéus discute educação patrimonial e preservação de prédios históricos

O evento faz parte das comemorações dos 25 anos do Museu da Piedade e dos 100 anos do Instituto Nossa Senhora da Piedade
 Ilhéus recebeu nesta sexta-feira, dia 1º, o programa “Narrativas Patrimoniais”, como parte da programação do I Seminário de Museologia e Patrimônio, realizado no auditório Hélio Pólvora, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, Centro. O evento, que discute a importância da preservação patrimonial, foi uma iniciativa da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) Ilhéus, do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), Cedoc/Uesc e do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Integrante da mesa de abertura, o secretário de Cultura do Município, Paulo Atto, falou sobre a importância da educação patrimonial para a comunidade ilheense, sobre as reformas e recuperação dos equipamentos culturais e da importância do IPAC na política pública municipal para o patrimônio. A parceria com o órgão se estende há mais de três anos, desde o início da gestão, que possibilitou a realização dos seminários de ICMS Cultural, Terreiro Legal, a elaboração das Cartilhas de Educação Patrimonial e a nota técnica para criação do Museu da Capitania.
O evento, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Museu da Piedade e dos 100 anos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, contou com a presença de Anarleide Menezes, gestora do Museu da Piedade e uma das articuladoras do evento e da Irmã Cíntia, Diretora do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Estiveram presentes também Margarete Abud, Assessora Técnica do Ipac e Roberto Pelegrino, Diretor de Preservação do Patrimônio Cultural – Dipat.
Imagens – Como parte da programação do evento, foram entregues, às 8h desta sexta-feira, 18 imagens sacras restauradas no Instituto Nossa Senhora da Piedade. Dentre as obras de arte entregues totalmente restauradas para o Museu da Piedade de Ilhéus estão as das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. 
O restauro foi apoiado com recursos do Fundo de Cultura, através do Edital Setorial de Museus gerido pelo IPAC, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O projeto foi coordenado pela restauradora Norma Borges, produzido por Déa Márcia Federico e monitorado por Anarleide Menezes, gestora do Museu da Piedade.
Durante a tarde, os participantes assistiram a palestras sobre “Narrativas Patrimoniais – Conservar é preciso!”, participaram de roda de conversa tratando de Experiências Regionais em Projetos de Conservação de Acervo. Na programação, constaram ainda relatos de Gilmário Rodrigues acerca do “Memorial Unzó Tombenci Neto: Reforma e dinamização” e Dida Moreno, que falou sobre a “Casa de Arte Baiana: Artistas Baianos em Exposição de Longa Duração”.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Ilhéus, 1.7.16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é