Pular para o conteúdo principal

COLUNA ESPIRITA POR: Márcia lebourg

NA BÍBLIA, ESPÍRITOS, ANJOS, DEMÔNIOS E DEUSES SÃO SINÔNIMOS
 Tudo no Universo tem uma dualidade: bem e mal; dia e noite; macho e fêmea; luz e trevas. Daí, o maniqueísmo com o Deus do bem (Mazda) e o do Mal (Ariman).  Santo Agostinho, antes de sua conversão ao cristianismo, era maniqueu. E, na prática, é grande a influência do maniqueísmo na maioria das religiões. É que essa crença está no inconsciente coletivo da maioria das pessoas. Pensa-se em Deus e, automaticamente, vem-nos à mente a ideia contrária à de Deus, isto é, a do chamado diabo, “diabolos” em grego. Mas o seu significado original nessa língua bíblica é de um símbolo do mal ou do pecado, e não de um espírito mau. Aliás, como digo, fizeram uma confusão dos diabos com o diabo! E foram os teólogos cristãos e os tradutores da Bíblia que fizeram essa confusão!
 Já os demônios são espíritos. Mas eles não foram criados maus por Deus, pois são espíritos humanos e que, portanto, se tornaram maus por eles mesmos, com sua inteligência e seu livre-arbítrio. E a vocês, meus caros leitores, que tiverem dificuldades para aceitarem que os demônios são espíritos humanos, o que não é estranho, recomendo que vejam, em qualquer dicionário, que demônio é sinônimo de gênio ou espírito familiar. E aos que tiverem um dicionário grego, recomendo que consultem a palavra “daimon” (no plural “daimones”), que significa demônio ou espírito humano desencarnado. E essa palavra bíblica “daimon” com esse significado de espírito humano aparece também em outros livros em grego, escritos igualmente na época em que a Bíblia foi escrita. Exemplos disso encontram-se nas obras de Platão e Heródoto. Aliás, Platão, pelo seu brilhantismo filosófico, é até chamado de ‘demônio divino’!
  E, nesta oportunidade, lembremos aqui que a hermenêutica nos ensina que, para interpretarmos os textos antigos, devemos tomar o significado das palavras na época em que eles foram escritos, pois, com o decorrer dos tempos, elas mudam de sentido. Está errada, pois, a ideia de que todos os demônios (“daimones”) na Bíblia são somente espíritos maus e pertencentes a outra categoria não humana de espíritos. E dizemos isso, não porque o espiritismo e outras religiões o afirmam, mas porque assim está na Bíblia!
 E, realmente, na Bíblia, todos nós, espíritos encarnados e desencarnados, somos demônios bons ou maus e ou de nível de evolução mediano, que é a maioria de todos nós. E somos também os deuses da Bíblia, chamados igualmente de deuses falsos ou pagãos e, como vimos, de demônios, mas todos somos espíritos humanos. “Vós sois deuses” (Salmo 82: 6; e João 10: 34).
 Somos todos, pois, criaturas ou filhos de Deus único.  Jesus é também Filho de Deus único. Deus é que é, pois, único, de acordo com o monoteísmo bíblico. Sim, Jesus é Filho único de Deus, mas no sentido de que apenas Ele atingiu um alto nível de evolução. Certamente, algum leitor dirá que Jesus não evoluiu. De acordo com algum dogma, não. Mas de acordo com a Bíblia, sim, Jesus evoluiu. “Tendo sido ‘aperfeiçoado’, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.” (Hebreus 5: 9).
  E Jesus é também Deus, mas um Deus relativo, pois, é irmão nosso. (“...Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.” (Mateus 28: 10).
  De fato, Jesus é nosso irmão maior e, também, dos deuses e anjos bíblicos. Mas entre Ele e o Deus absoluto, imutável, único e Pai dele e de todos nós, como disse Ário, há um abismo!
 PS: “Presença Espírita na Bíblia” com este colunista, na TV Mundo Maior.

                                        N O T A


    A presente crise brasileira está realmente atingindo as atividades de muitos setores do nosso país. Nós espíritas e simpatizantes do Espiritismo façamos, pois, um esforço extra para ajudarmos a Rádio Boa Nova e a TV Mundo Maior a darem a volta por cima nessa crise que, lamentavelmente, as atinge de cheio.
    Precisamos fazer alguma coisa para que esses dois grandes veículos midiáticos possam continuar mantendo no ar a sua programação normal, que é indispensável para a difusão dos postulados espíritas. 
    Se sabemos que a maior caridade que podemos fazer para com a Doutrina dos Espíritos codificada por Kardec é a sua divulgação, então, está na hora, pois, de nós cumprirmos o nosso dever, fazendo o que pudermos para com essas duas instituições, que representam os maiores veículos do mundo de divulgação da nossa querida Doutrina. Vamos, portanto, agir, a partir de agora, fazendo o que pudermos para salvá-las! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é