Pular para o conteúdo principal

UFBA discute a PEC 241 em evento nesta segunda-feira

UFBA discute a PEC 241 em evento nesta segunda-feira


O debate sobre a PEC 241 começa às 9h noSalão nobre da Reitoria da UFBA.
O debate sobre a PEC 241 começa às 9h noSalão nobre da Reitoria da UFBA.
A Reitoria da UFBA promove nesta segunda-feira (31), às 9h, um debate sobre a PEC 241 no contexto do ajuste fiscal que está em implantação no país, com palestras do economista Gabriel Galípolo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Luis Filgueiras, professor da Faculdade de Economia da UFBA. Galípolo, sócio da BG – Belluzzo & Galípolo Projetos e Consultorias, vem publicando em coautoria com o conhecido professor Luís Gonzaga Belluzzo uma série de artigos sobre o ajuste fiscal, dentro do qual se destaca a PEC 241. O evento acontecerá no Salão Nobre da Reitoria.

A PEC 241 ou do Teto de Gastos, como vem sendo chamada, instaura no país um novo regime fiscal segundo o qual todas as despesas primárias da União, a partir de 2017 e ao longo de 20 anos, ficarão limitadas ao que foi gasto no ano anterior, corrigido pela inflação. O pró-reitor de Planejamento da UFBA, Eduardo Mota, observa que, dois efeitos diretos e imediatos da PEC 241 devem se abater sobre as universidades: a obsolescência e o crescimento de seu passivo.
“De um lado, precisam aumentar seu número de vagas para atender à população, sob a égide da inclusão social e, de outro, o desenvolvimento da pesquisa e do ensino requer investimentos contínuos, seja pela incorporação de novas tecnologias, de novos laboratórios, etc”. Não ter recursos para investir nessas duas frentes, condena-as à obsolência. “As universidades, assim, não vão apenas perder o bonde da história, vão regredir”, ele comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é