Pular para o conteúdo principal

Pós-graduandos em Chocolate visitaram o Centro de Inovação de Cacau da Joanes




Os estudantes do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, da Faculdade de Ilhéus, encerraram as atividades letivas de 2016, em dezembro, com uma visita ao Centro de Inovação de Cacau da Joanes (Olam) - indústria de processamento de amêndoas de cacau instalada no Distrito Industrial de Ilhéus, sob a gerência de Cláudio Gomide. Foram acompanhados pela coordenadora do curso, professora Ana Magnavita, e a professora e chocolatier Miriam Rocha Pinkowski, da disciplina Aplicações em Chocolataria I, e recebidos pela gerente de Desenvolvimento de Produtos e Inovação da Joanes, Danielle Costallat. 

Ao longo deste semestre, os estudantes da pós-graduação em Gestão de Chocolate, curso pioneiro na Bahia e único das Regiões Norte e Nordeste, interagiram com diversas unidades de produção de cacau e chocolate, através de aulas práticas realizadas no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica da Ceplac, conhecido como Fábrica de Chocolate, no Instituto Federal Baiano (IFBaiano), no Instituto Cabruca e na Fábrica de Chocolate Mendoá, além de visitarem uma fazenda de turismo rural, a Irerê. 


Segundo a professora, nessa etapa, foram abordadas a parte teórica e prática da têmpera e cristalização do chocolate, moldagem e saborização, e também a elaboração de recheios, a partir de uma ganache, que é uma desconstrução da estrutura do chocolate com introdução de gorduras. “Fiquei feliz e entusiasmada com a abertura desse Centro de Inovação de Cacau. Acredito que a Olam abre uma porta de colaboração entre a indústria, o mercado acadêmico e o mercado gourmet. A premiunrização é uma tendência comprovada no mercado e através desse Centro vamos poder realizar trocas e experiências para os diversos segmentos”, afirmou Miriam Pinkowski.

 
Sobre o curso – O diretor da Faculdade de Ilhéus, Prof. Almir Milanesi, declarou que “A partir do convite da gerente Internacional de Negócios da FIEB, Patrícia Orrico, que sugeriu a montagem desse curso, logo abraçamos a ideia. Foi o projeto ideal para a nossa instituição envidar esforços no sentido de contribuir com o soerguimento do principal produto desta região, o cacau, utilizando a formação em pós-graduação como ferramenta para esse objetivo.“.  

A arquiteta Taty Bonfim, aluna da pós-graduação, revela: “Estou amando o curso e acho que todos estão, embora com algumas expectativas um pouco diferentes. Tem pessoas que estão mais focadas no cacau, outras no chocolate; tem módulos que interessam a uns mais que outros. No meu caso, estou aberta, então, tudo está me despertando ideias de empreender. Estou com ideias de melhorar a produção da fazenda. Visitamos a fazenda Irerê, já tive ideia de Turismo Rural. E também já estou começando a fazer o meu espacinho da chocolataria, que em 2017 a gente pretende montar pra iniciar as atividades. Meu sonho é fazer o chocolate com o cacau que eu vou produzir. Quero selecionar algumas árvores, produzir, fermentar, secar, selecionar e fazer o chocolate, cuidando das amêndoas, a partir da árvore mesmo”, acrescentou. 

Para a psicóloga e psicopedagoga Izabel Mesquita, também aluna do curso, “o momento é muito especial porque a gente consegue juntar os produtores, o pessoal do assentamento, a indústria e o prazer de ser a primeira turma que vem ao laboratório da grande indústria, que abre as portas e, nós todos, estamos juntos e trabalhando para uma cadeia produtiva, realmente produtiva.”.

Mesquita enfatiza que a abertura do Centro de Inovação de Cacau da Joanes “é um sinal de que alguma coisa está mudando, porque antes a gente não conseguia nem chegar e hoje, estamos aqui. Bem verdade que somos estudantes, mas, antes de mais nada, somos produtores. O laboratório é fantástico, o pessoal da Joanes é muito legal, muito receptivo, deixou a gente muito à vontade”, afirmou. 

O produtor João Tavares recebeu por duas vezes consecutivas o prêmio cacau de excelência “Cocoa of Excellence”, América do Sul, no Salon du Chocolat de Paris. Ele fornece amêndoas para as empresas brasileiras de chocolate, Harald, Amma e a Nugali, que ganhou este ano uma medalha de prata, categoria chocolate em barra intenso, em um concurso promovido pelo International Chocolate Awards, em Detroit, nos Estados Unidos, entre participantes das Américas e da Ásia.  

Na opinião de Tavares, “as duas inciativas, tanto da Olam/Joanes, com a construção do centro de inovação, quanto da Faculdade de Ilhéus com a criação do curso, são muito positivas para a região! As duas enriquecem a disponibilidade de serviços para o cacau e chocolate, agregando valor intelectual. O nosso grande desafio é reconstruir esta região, utilizando novas tecnologias!”, sentenciou o estudante da pós em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate. 

Por - Zé Carlinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é