Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado confirma apoio para o Carnaval 2017 de Itacaré

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, se reuniram na tarde desta terça-feira com o secretário estadual de Turismo, José Alves, em Salvador, para apresentar o projeto do Carnaval 2017 e solicitar o apoio do Governo do Estado a uma das mais importantes festas populares da cidade. Após analisar o projeto, o secretário José Alves parabenizou o município pela organização e planejamento do carnaval desse ano e garantiu o apoio do Estado através da Secretaria de Turismo e Bahiatursa.


Esse ano o carnaval de Itacaré, que acontecerá de 25 a 28 de fevereiro, terá como tema principal ”Alegria e Sustentabilidade”, chamando a atenção de todos para a necessidade de preservar e contribuir com o meio ambiente. O prefeito Antônio de Anízio adiantou que o carnaval terá grandes atrações musicais, mas também fará um resgate à cultura da cidade, com os tradicionais blocos e as manifestações culturais. Ele também destacou que o apoio do Governo do Estado será fundamental para garantir o sucesso da festa.

Na reunião com o secretário estadual de Turismo também foram tratados assuntos referentes ao planejamento das ações e eventos para 2017 e as parcerias que poderão ser firmadas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itacaré para incrementar o setor e atrair cada vez mais turistas para a cidade. Dentre os projetos está a reforma da Praça da Mangueira, o Projeto Orla de Itacaré e a construção de um atracadouro para fomento ao turismo náutico.


Outro ponto importante apresentado pelo prefeito Antônio de Anízio foi o apoio da Secretaria Estadual de Turismo na realização e eventos como o Mundial de Surf 2017, a 4ª edição do Festival Sabores de Itacaré, o São João e São Pedro do município, além da promoção do turismo da Bahia e de Itacaré com a participação nas Feiras de Turismo Nacional e Internacional, a qualificação profissional e empresarial e o Cadastro e Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR).

Dia da Cidade

Resgatar a história, a cultura e as tradições de Itacaré. Esse será um dos pontos principais das comemorações do Dia da Cidade de Itacaré, que nesta
quinta-feira, dia 26 de janeiro, completa 285 anos de emancipação política. A festa de aniversário da cidade terá ainda celebrações religiosas, campeonatos esportivos, apresentações culturais, além dos shows com as bandas Amassa, Bim Bahia, Adão Negro e a dupla Thaine e Tainá.

De acordo com a programação, a festa da cidade de Itacaré começa às 5 horas da manhã do dia 26 de janeiro com a alvorada, seguindo às 6 horas com o tradicional mingau. Durante todo o dia serão realizadas atividades esportivas e culturais, como a Lavagem da Rua 26 de Janeiro, no bairro do Marimbondo, apresentações da tradicional Volta da Jiboia, Bicho Caçador, samba de roda e grupos de danças, o desfile da Fanfarra Municipal de Itacaré e a apresentação do Terno de Reis. Os shows musicais começam às 18h30min, na avenida Castro Alves, na orla do centro da cidade, com a apresentação das bandas Amassa, Bim Bahia, Adão Negro e a dupla Thaine e Tainá.

HISTÓRIA - Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. Nesta região a colonização portuguesa teve início por volta de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias. Os portugueses trouxeram consigo os Jesuítas que tinham como um de seus objetivos a demarcação de terras.

Por volta do ano de 1720, o Jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a população com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro. A Condessa era a donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré à categoria de município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é