Pular para o conteúdo principal

Proposta de edital para apoio a lavoura cacaueira é tema de reunião

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (04), no Centro Administrativo da Bahia, para discutir investimentos, através de um edital, em pesquisas que visem o desenvolvimento da lavoura cacaueira.

De acordo com o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a proposta é conceber um edital que promova a inovação tecnológica da região do cacau para o fabrico do chocolate. “É preciso promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica para a melhoria do cacau, tanto com tecnologias de pós-colheita, quanto de produção de chocolate. A ideia é que tenhamos equipamentos, máquinas e utensílios voltados para este fim”.


A proposta do edital é financiar projetos de pesquisa em instituições de Ensino Superior – IES ou Centros de Pesquisas e tecnológico, públicos ou privados, localizados no estado da Bahia, que visem desenvolver soluções inovadoras. O desenvolvimento de inovações tecnológicas que assegurem a viabilidade econômica do cacau, como mecanização de práticas agrícolas e um sistema de produção que assegure o aumento da produtividade com a melhoria na eficiência dos processos, foi um dos assuntos discutidos.

O Brasil alcançou o segundo lugar na produção mundial de cacau, sendo a Bahia líder com 86,58% do total, e o mercado vem se caracterizando pela maior presença de consumidores conscientes, que exigem um cacau de qualidade, seja no valor alimentar do chocolate, na inexistência de agentes contaminantes do fruto ou na utilização de processos produtivos ambientalmente sustentáveis. “É necessária a realização de pesquisas com o propósito de transferir competências para os produtores, considerando seus desafios e oportunidades”, disse.

Para o diretor de inovação da Fapesb,  Lázaro Cunha, as atividades de popularização da ciência no meio rural geram possibilidades para os jovens se manterem no campo. “A possibilidade da Fapesb e a SDR trabalharem juntas nos dá a possibilidade de realizar um trabalho estruturante. Vamos utilizar os conhecimentos da Fundação para ajudar no desenvolvimento rural do estado”.


Estiveram presentes também o titular da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão (Cepex), José Tosato, e a coordenadora de Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais da Fapesb, Talita Assis.  
Por - Daniel Thame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é