Pular para o conteúdo principal

Itabuna promove mobilização na guerra contra o aedes aegypti

 
Mobilizar todos os setores do governo e da sociedade itabunense para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal vetor de transmissão da dengue  - uma doença que mata -; da zika – que provoca microcefalia em bebês – e da chikungunya – que causa dores  nas articulações e nos ossos das vítimas-, é uma prioridade do governo municipal, que investe numa agressiva campanha de redução dos  índices de infestação predial que hoje  é de 24% na maior cidade do sul da Bahia.


O Projeto Itabuna sem Aedes Aegypti foi lançado pelo prefeito Fernando Gomes, numa reunião com todos os secretários municipais convocados para a integração de ações do governo. Na oportunidade, o chefe do executivo itabunense anunciou a compra pela Prefeitura de cinco carros do tipo fumacê que entrarão em operação ainda nos próximos dias.

Fernando destacou que o combate ao mosquito aedes aegypti, que também é agente transmissor da febre amarela, embora nenhum caso tenha sido registrado em Itabuna até agora, é uma prioridade de governo que vem adotando uma série de medidas preventivas. “Não vamos deixar acontecer uma epidemia como ocorreu no governo passado por falta de comando”, declarou o prefeito. Ele convocou todos os secretários e defendeu uma união de esforços com a sociedade para o combate a um inimigo comum.

Projeto
O projeto foi apresentado pelo secretário da Saúde, Vitor Lavinsky, que destacou a importância da interdisciplinaridade das ações com a participação de todas as secretarias, juntamente com a Emasa, Hospital de Base e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). As ações começam, segundo ele, dia 18 de março, nos bairros Carlos Silva/Andaraí, que tem um índice de infestação predial de 60%, Fonseca (40%) e Novo Fonseca (34%).  O trabalho prossegue dia 25, no Jardim Primavera, que tem o segundo maior índice de infestação predial, que atinge o patamar 41,6 %.

Incialmente, o foco do projeto abrange os 18 bairros com maior índice de infestação e que totalizam 44.410 imóveis, mas a ação será estendida a todos os bairros e loteamentos da cidade. Vitor destaca ainda, que a responsabilidade envolve todos os setores do governo através da coleta de lixo, abastecimento de água, limpeza urbana e das atenções de promoção da saúde, bem como o conjunto da população, que deve ter participação ativa no processo.

Situação
O diretor do departamento de Vigilância à Saúde, Lucas Santana, fez um relato da situação de Itabuna e considerou que as perspectivas atuais não são boas, em função do elevado índice de infestação predial e por conta de um surto epidêmico como o ocorrido no ano passado, que afetou milhares de itabunenses. Ele considera importante a iniciativa do governo de priorizar um conjunto de ações que visam reduzir a proliferação do Aedes Aegypti e diminuir a incidência das arboviroses transmitidas por esse vetor.

Como estratégia de combate, ele defendeu a promoção de ações sociais com a mobilização da população e do governo em mutirões, caminhadas, palestras, faxinaços e panfletagens, com a finalidade de produzir mudanças no comportamento da comunidade, uma vez que a erradicação do mosquito é uma tarefa quase impossível em função de fatores climáticos, além de costumes sociais e hábitos que favorecem a sua reprodução e consequente proliferação.

Santana destacou ainda o uso dos carros fumacê como uma estratégia complementar à luta para combate ao Aedes Aegypti, que deve ser associada  a ações de comunicação de massa para que a população altere seu comportamento e mantenha seus domicílios preservados da infestação do mosquito transmissor das arboviroses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é