Pular para o conteúdo principal

Minicurso sobre Língua Yorùbá na Comunicação



QUARTA (22), das 8h às 12h, terá início o “Minicurso de Introdução à Língua Yorùbá na Comunicação, Tradição Orixá e Cultura", no auditório do Gabinete Português de Leitura (Piedade). As aulas acontecem até o dia 26 de abril. 
A proposta do curso, ministrado pelo professor Adelson Silva de Brito, especialista na língua yorubá, é familiarizar o aluno com a Língua Yorùbá-Nagô, utilizada nas cerimônias do Candomblé ao tempo em que se articula o aprendizado da comunicação básica, de modo a ser entendido e entender o seu interlucutor afro-ocidental correlato. “O condicionamento necessário para que esse objetivo maior seja alcançado passa necessariamente por uma imersão na Cultura Yorùbá-Nagô. O método seguido enfatiza a familiarização básica com a língua yorùbá”, explica Adelson.


As aulas serão desenvolvidas em 6 (seis) encontros/aulas divididos em módulos de 4 (quatro) horas de duração cada, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) horas-aula + 6(seis) horas de atividades programadas, com 30 horas (certificado).
Dentre os objetivos específicos estão: capacitar os alunos, tornando-os capazes de explicar os cânticos em língua yorùbá, usando os textos litúrgicos mais conhecidos do Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô; introduzir nos alunos conhecimentos fundamentais para a conversação em Língua yorùbá no nível de iniciantes.

O minicurso tem o apoio do Gabinete Português de Leitura e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura). 
SOBRE O INSTRUTOR: Adelson Silva de Brito é Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba, pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais, e professor de línguas estrangeiras. Atualmente, as funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawo (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

PROGRAMAÇÃO: 22/03/17: O mundo Yorùbá-Nàgó,a chegada no Novo Mundo.Cantando para Exú; 29/03/17: Apresentando-se para as pessoas: Estudando ao Allfabeto e os Cânticos Iniciais; 05/04/17: Diálogos iniciais e o fraseado dos cânticos para Ogún; 12/04/17: Saudações envolvendo familiares e hierarquia na cultura yorùbá. Cantando para Omolú; 19/04/17: A história dos dias da semana.Estudando e repetidno os Diálogos básicos; 26/04/17: Objetos do dia a dia. Situações de comunicação básica; No telefone. Cantando para Ossaim.

Período: 22 de março a 26 de abril de 2017
Gabinete Português de Leitura Praça da Piedade, s/n
Aulas às quartas, das 8h às 12 horas
Investimento: 120,00 (cento e vinte reais)
Carga horária: 30 (trinta) horas
Professor: Adelson Silva de Brito(especialista na língua yorubá)

FAÇA A INSCRIÇÃO CLICANDO NO LINK
Informações: 71 99308 7315 (whatsapp)
Apoio: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia/Gabinete Português de Leitura 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é