Pular para o conteúdo principal

NOTICIAS DE ITABUNA


Faculdade Santo Agostinho tem obras
adiantadas em Itabuna

Com as obras em ritmo acelerado, a sede da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) já faz parte da paisagem da zona oeste de Itabuna. Nesta segunda-feira (20), o prefeito Fernando Gomes esteve no local onde está sendo construída a sede da instituição acompanhado dos diretores do Conselho da Fasa, Mércio Coelho Antunes e Eunápio Augusto Almeida. Na oportunidade, o Prefeito destacou a importância que a faculdade terá para formação de profissionais, em especial na área de saúde.
Ao destacar os investimentos da Fasa em Itabuna, o prefeito ressaltou ainda que a chegada da Faculdade traz à cidade além do ganho educacional, uma forte suplementação econômica e social, com a geração de empregos em diversos setores. Para Fernando Gomes, a Fasa modifica ainda o cenário da zona oeste do município, região que vem crescendo e recebendo investimentos importantes para ter maior desenvolvimento e ficar definitivamente integrada a toda cidade.
Considerando a educação como o principal caminho para modificar a realidade atual do país, que convive sob constante crise e registrando altos índices de desemprego e violência, o prefeito Fernando Gomes comentou que, ao tornar Itabuna uma cidade universitária, seu objetivo é reforçar ainda mais o caráter de polo educacional que é empregado à cidade.
         Sócio da Fasa, Eunápio Augusto Almeida informou que “a obra de construção do prédio da instituição atingiu 90% de conclusão e a previsão é para que, dentro de 30 dias esteja totalmente pronta e com tudo funcionando”. Ele conta que a expectativa de todos é para a realização do vestibular para os cursos de Medicina e Direito já no primeiro semestre de 2018. Segundo Eunápio, posteriormente outros cursos terão vagas abertas.


A Instituição
Implantadas há 15 anos, as Faculdades Santo Agostinho representam hoje o que há de mais moderno em educação superior, conquista resultante de anos de compromisso com qualidade, trabalho constante, pesquisas de satisfação, dentre outros meios que guiam essa renomada Instituição para uma educação que propicia formação diferenciada e oportunidades de inserção no mercado profissional. 
Com cerca 15 mil alunos matriculados em diversos cursos, a exemplo de Direito e Medicina, Ciências Contábeis, Engenharia, entre outros, a Faculdade Santo Agostinho possui campis instalados em Montes Claros e Sete Lagoas, em Minas Gerais, Vitória da Conquista e agora em Itabuna. O ensino oferecido pela instituição perpassa o conhecimento científico e se insere nas questões sociais que permeiam a sociedade.
A efetivação de ações de cunho social e transformador é um desafio assumido pelas Faculdades Santo Agostinho. Os cursos de graduação, por meio de ações desenvolvidas nos núcleos de atividades acadêmicas, respondem por projetos inovadores como o do Centro de Pedagogia e Assistência Hospitalar e projetos sociais e pedagógicos que atendem às comunidades carentes e crianças hospitalizadas nas cidades onde atua, inclusive em Vitória da Conquista, na Bahia.



Governo Federal reduz repasses e Itabuna atenua perdas de arrecadação com aumento de receitas próprias

       A frustração de receitas voluntárias, o que envolve os repasses do Fundo de Participação dos Municípios e de outras rubricas através do governo federal compromete os recursos do governo, que executou apenas 52,0% do previsto para o orçamento deste ano, ou seja, 14% abaixo das expectativas nos oito primeiros meses do ano. O secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias observa ainda, que  nos dois últimos meses a arrecadação caiu de R$ 35 milhões para R$ 27 milhões mensais, um problema que afeta a todos os municípios do país.
       Ele destaca que para compensar as perdas nos repasses, e os problemas encontrados nas finanças e gestão dos recursos municipais, o governo promoveu um forte ajuste financeiro, cortou despesas em todas as áreas e investiu fortemente no Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis), que beneficia contribuintes em débito com o município com parcelamento das dívidas em até 60 meses e redução de multas e juros de mora.
       Este ano em que pese a queda das receitas voluntárias, a prefeitura contabiliza um crescimento de 16% na arrecadação do IPTU; de 14% no ISS  e de 30% no Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI), que pode ser atribuído ao sucesso do Refis e à credibilidade do governo junto à população, uma vez que não realizou nenhuma campanha de IPTU este ano.



Itabuna terá curso para formação de Aprendizes
em Mecânica de Teares Circulares

Será lançado em Itabuna nesta terça-feira (21), o curso de Formação de Aprendizes em Mecânica de Teares Circulares, que será implementado através de uma parceria entre a Trifil (Itabuna Têxtil) e o Senai de Ilhéus. O prefeito Fernando Gomes será representado no lançamento pelo Superintendente da Agência de Regulação e Controle de Fiscalização dos Serviços Públicos do Município de Itabuna (Arsepi), Jorge Vasconcelos.
O lançamento do curso será às 10 horas, na sede da Trifil, no bairro Nova Itabuna, e também contará com a presença da presidente da Trifil e da Lupo, Liliana Aufiero, e da secretária de Educação, Anorina Smith Lima. Vale ressaltar que este curso trará novas oportunidades profissionais para os jovens itabunenses, que pretendem ingressar no mercado de trabalho da atividade mecânica.


Prefeito participa de Seminário Regional da Pequena Empresa
                  
         
           O prefeito Fernando Gomes participa do III Seminário Regional da Pequena Empresa, que este ano tem como tema Empreendedorismo com Inovação, promovido pela Associação das Micros, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia – Ampesba. O evento é dirigido para pequenos empresários, técnicos, empreendedores, estudantes, políticos e produtores ligados à agricultura familiar e será realizado em 1º de dezembro, no auditório da FTC, em Itabuna.
        Segundo o presidente da Ampesba, Waldir Ribeiro, o seminário é dedicado aos empreendedores, “que pelas suas habilidades, coragem, determinação e visão inovadora, vêm contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso país.” A proposta do evento é promover e difundir a troca de informações entre técnicos, empreendedores e pequenos empresários que hoje respondem por mais de 30% do PIB, gerando mais de 60% dos postos de trabalho.
       O simpósio será aberto com uma palestra do contabilista e consultor empresarial Adelmo Santos, sobre oito dicas para o sucesso do seu negócio. A gerente de pessoa  jurídica do Banco do Nordeste/Itabuna, Nayara Maria de Souza, apresenta um painel sobre as linhas de crédito para pequenas empresas.
       Waldir Ribeiro destaca ainda a realização de um painel sobre a importância dos municípios no desenvolvimento dos pequenos negócios, com a presença da empresária e ex-prefeita do município de Una, Diane Brito Rusciolelli.  A quarta palestra tem como tema, “Como vender mais e melhor”, com Ana Carine Azevedo, graduada em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, consultora na área Licitações e compras públicas.
       Ele salienta o convite formulado ao prefeito Fernando Gomes, que considera uma liderança regional e sempre investiu no apoio ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, que são prioridades nesta gestão, inclusive com a criação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, no apoio a eventos como o seminário regional da pequena empresa e responsável pelo resgate da Expoita, o maior evento da pecuária regional e que teve espaço dedicado aos pequenos produtores, bem como no apoio ao empreendedorismo.


Prefeitura realizará o I Encontro da Educação Infantil

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Educação, realizará na sexta-feira (24), na Usemi, o I Encontro da Educação Infantil. O evento que terá como tema “Educação Infantil em Ação: pelo direito de aprender” tem como público-alvo professores da educação infantil, diretores, coordenadores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil.
         A Secretária de Educação, Anorina Smith Lima, destaca que o objetivo do Encontro é socializar as vivências educativas trabalhadas com as crianças da Educação Infantil durante o ano 2017. A programação contará com apresentações culturais e palestras, entre elas, “O direito de aprender na educação infantil”, “Leitura na Educação Infantil: práticas que educam”, “Resignificando o brincar/brinquedo” e “Meu mundo é Inclusivo”.
  


Projeto para enfrentamento do Aedes aegypti em
Itabuna é aprovado pelo Ministério da Saúde



Itabuna já tem projeto de Educação em Saúde Ambiental para o enfrentamento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no município.  A proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna foi aprovada na última sexta-feira (17), conforme edital divulgado pela da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde.

O coordenador de combate às endemias da SMS, Roberto Góes, explicou que o edital foi aberto em nível nacional, com o objetivo de reforçar a educação ambiental em saúde para o combate ao mosquito nos estados e municípios. Tem a pretensão ainda de, além de promover a saúde e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das populações, reduzir os indicadores das arboviroses provocadas pelo vetor, incluindo a zona rural do município.

 Roberto lembra que o município vem realizando diariamente, ações de combate e controle do Aedes aegypti por meio de atividades em campo e de conscientização junto às comunidades dos bairros de Itabuna. O trabalhou resultou na queda de 8% no índice de infestação do Aedes aegypti, saindo de 23.3% para 15.3% segundo o Levantamento do Índice Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), realizado entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro no município.

Mas para o coordenador, os números continuam altos, muito além do índice de aceitação do Ministério da Saúde, que é abaixo de dois por cento.  Roberto diz que o incentivo do governo federal vai contribuir para o enfrentamento ao inimigo transmissor das arboviroses.
“Por mais que os agentes de endemias trabalhem rotineira e diariamente em todas as residências para o combate ao mosquito e a eliminação de larvas, se cada família não colaborar, será difícil o controle, daí a importância projeto de Educação em Saúde Ambiental, para que possamos sair da linha de risco de uma futura epidemia”, disse Roberto.
Para concluir, o coordenador destaca que o prefeito Fernando Gomes, junto com a secretária de Saúde, Lísias Miranda, tem a preocupação de assegurar uma saúde de qualidade para todos, começando com a promoção à saúde, ao invés do tratamento das doenças que além de caro, é penoso para o paciente.


Sesttran realiza mais uma ação de fiscalização educativa na cidade

Mais um trabalho de fiscalização educativa foi realizado hoje (20) pela Coordenação de Educação, da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), com o apoio das Diretorias de Trânsito e de Transportes, além da Guarda Civil Municipal. A ação educativa ocorreu na Av. Amélia Amado, em frente ao Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI).
O secretário Cláudio Dourado ressalta que já é perceptível mudanças no comportamento dos motoristas em Itabuna e lembra que gradualmente já são visualizados mais condutores parando nas faixas e priorizando a travessia dos pedestres. Dourado enfatiza, que após a publicação da Resolução Nº 706/2017, do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, no Diário Oficial da União, no último dia 27.10.2017 (que regulamentou os procedimentos para autuar e multar pedestres e ciclistas por infrações cometidas no trânsito), a Sesttran já começa a se preparar para a realização de trabalhos educativos, também junto a este público. O prazo de implantação das novas regras é de 180 dias, de acordo com a Resolução 706/2017 do Contran. Durante o trabalho de fiscalização educativa de hoje foram contabilizados 170 condutores abordados e 48 autuados.

 A coordenadora de Educação para o Trânsito da Sesttran, professora Elessandra Bispo, destaca que as atividades educativas do órgão este ano tiveram início em março e já contabilizaram mais de 10.000 veículos abordados, levando mais de 2.100 condutores autuados à sala de aula para participar de palestras educativas que são ministradas na Sesttran, todas as sextas-feiras. Para Elessandra, a expectativa é que até dezembro de 2017, 2.500 condutores autuados participem da atividade, em sala de aula.

 Fotos: Waldyr Gomes e Adeildo Marques
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é