Pular para o conteúdo principal

Prefeita alvo da PF brincou sobre propina: ‘Um bilhão, eu fico’

Cláudia Oliveira, Prefeita de Porto Seguro (BA)
Do - http://www.msn.com - A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira, a Operação Fraternos, que investiga contratos fraudados em três prefeituras da Bahia.  Somados, esses contratos chegam a cerca de 200 milhões de reais. A operação envolve a condução coercitiva e a busca e apreensão na casa da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e dos prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira, e de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, todos do PSD.


Os três são parentes entre si: Agnelo é irmão de Cláudia, casada com Robério. A prefeita de Porto Seguro ficou conhecida em 2012, quando ainda era deputada estadual e concorria ao cargo. Andando por uma mata, Cláudia Oliveira brinca com a possibilidade de construir uma ponte na cidade, dizendo que “serão investidos dois bilhões. Um bilhão, eu fico”. À época, a divulgação do vídeo pelo jornal O Globo e reproduzido em programas de televisão, como o extinto CQC (Band), não impediu que ela fosse eleita, com cerca de 37% dos votos, e reeleita em 2016. A gravação está disponível na internet.
Segundo a PF, as investigações identificaram uma “verdadeira ciranda da propina”, que consistiria na vitória fraudulenta de empresas dos parentes dos três em licitações, se revezando “para camuflar o esquema”. “Em muitos casos, chegavam ao extremo de repassar a totalidade do valor contratado na mesma data do recebimento a outras empresas da família”, escreve a nota.


No esquema, as três prefeituras, todas no sul da Bahia, contratavam alternadamente as empresas do grupo familiar após a falsa competição entre elas. O dinheiro, na sequência, era lavado através de “contas de passagem” em nome de outras pessoas e, ao final, retornava para os membros da organização criminosa. A Polícia Federal traz, como exemplo, o caso do ex-funcionário de uma dessas corporações que se tornou sócio de outra. Para integrar a sociedade, ele teria investido 500.000 reais apesar de a sua renda mensal ser de apenas 800 reais.


Na operação desta terça-feira, 250 policiais federais cumprem 21 mandados de prisão temporária, dezoito de condução coercitiva e 42 de busca e apreensão, autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Veja o vídeo em que a hoje prefeita de Porto Seguro brinca com a possibilidade de receber propina por obra:



Siga o MSN nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é