Pular para o conteúdo principal








 

Renart num momento de criação



Num ano de crise e de recursos escassos, a decoração natalina de Itabuna elaborada pelo concepcionador plástico Renart Sousa, surpreendeu a todos ganhando elogios e foi destaque no noticiário local e regional, graças ao engenho e criatividade do artista grapiúna, que executou o projeto num tempo recorde, através de uma parceria com o governo municipal, o qual disponibilizou três mil metros de mangueiras luminosas e mobilizou o departamento de Iluminação Pública no apoio ao projeto.


Ele destaca que a decoração foi composta de um conjunto de 250 peças decorativas desenvolvidas em ferro modelado, com superposição de cordas luminosas e lâmpadas multicoloridas tipo strobo, de piscar contínuo, que permitem uma   sensação de movimento vislumbrado nos logradouros decorados. 

Renart explica ainda, que a decoração natalina de Itabuna, deste ano apresentou um toque diferencial de graça e elegância em sua composição visual, com a retomada da tradição dos festejos de final de ano.

Neste trabalho, o concepcionador Renart Sousa, mais uma vez demonstrou sua capacidade criativa, num projeto que denominou de Sinfonia de Estrelas, numa alusão ao conjunto de estrelas incluídas na decoração e que foi elogiada pelo público.  As peças foram instaladas nas avenidas Cinquentenário, Aziz Maron, Princesa Isabel e Juracy Magalhães; bem como nas praças Adami. Camacan, Jardim do O e na rotatória de acesso ao São Caetano, com um conjunto de peças de grande porte criando um espaço de feérica beleza visual bem como nas ruas Paulino Vieira e Rui Barbosa. As pontes que cortam o centro de Itabuna também foram decoradas.

Quem é



Desenhista, pintor, escultor, medalhista, decorador e especialista na concepção de decoração para grandes eventos públicos, o concepcionador plástico Renart Sousa registra mais de quatro décadas uma militância artística, que lhe renderam a consagração junto à crítica e ao público. Ele conviveu com artistas como Vauluizho Bezerra, Alceu Pólvora, Valdirene Borges, Domenico Lazzarini e Israel Pedrosa.

O artista itabunense viveu durante dez anos na Europa, onde frequentou a Escola de Belas Artes de Genebra, na Suíça e depois na Escola de Medalhística da Casa da Moeda da Itália, onde se especializou na arte do bronze. O artista também é detentor de vários prêmios, entre os quais o Troféu Nacional Imprensa do Cacau.

Ele conta que voltou para o Brasil em 1981, tendo Itabuna como centro de referência  para a sua ação artística e onde mantém um ateliê de criação e experimentação, que funciona como uma central de operações para grandes eventos inclusive em Itabuna e Ilhéus, as duas maiores cidades da região e como um polo de revelação de novos valores e talentos artísticos.
Fotos: Pedro Augusto 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é