Pular para o conteúdo principal

Técnicos da prefeitura se reúnem para formatar projeto de preservação de recursos hídricos

A Prefeitura de Itabuna vem propondo uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, que vão desde a elaboração do Plano de Assistência Técnica Rural, que prioriza o fortalecimento da agricultura familiar, no apoio dado à realização do Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Na manhã desta sexta-feira (26), técnicos dos Departamentos de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente estiveram reunidos trabalhando na formatação de propostas e projetos direcionados à preservação ambiental que serão apresentados em evento no Dia Mundial da Água, em 22 de março.
         
O Secretário de Sustentabilidade Econômica, Jorge Vasconcelos, considera que a implementação de políticas públicas destinadas às questões ambientais atende a um anseio do prefeito Fernando Gomes que está empenhado em resolver o problema da falta de água no município, bem como revitalizar o rio Cachoeira. Para isso, Jorge Vasconcelos destaca as ações da gestão municipal que incluem o programa Cidade Limpa, e mais recentemente o início do desenvolvimento de um projeto com a Fundação Getúlio Vargas para solucionar questões hídricas na cidade.

O diretor do Departamento de Agronomia da Sema, Erlon Botelho explica que na reunião foram discutidas propostas que fazem parte do escopo de projetos que compõem o Programa de Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA), uma das políticas que serão apresentadas no Dia Mundial da Água. Segundo Erlon, a iniciativa incentiva os produtores rurais do município a adotarem boas práticas de proteção e conservação da água e do solo, como por exemplo a restauração florestal de áreas de preservação permanente (APP) hídricas.
         Responsável pela apresentação de detalhes do projeto, o pesquisador Volney Fernandes informa que o projeto PSA premia seus participantes a partir de uma contrapartida financeira, de modo que realiza um acompanhamento para orientar as propriedades que realizam os serviços ambientais. O PSA, conta Volney, é uma política pública que propõe parcerias entre agentes que fomentam a preservação ambiental, incluindo a Agência Nacional de Águas (ANA), junto aos municípios. A concepção do projeto beneficia produtores que possuem nascentes em suas propriedades.

Na região, outros municípios já implantaram ações do PSA, a exemplo do município de Ibirapitanga, o primeiro a aprovar lei de PSA na Bahia, tendo inclusive orçamento próprio para sua execução. Em Itabuna, onde o município está empenhado em seguir um caminho voltado à sustentabilidade, o projeto está sob os cuidados de técnicos da Sema e passa por fase final de formatação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é