Pular para o conteúdo principal

Nova diretoria da Codeba fala em melhoria para o porto e nova licitação para o moinho

É prioridade da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) a execução de serviços de dragagem, de aprofundamento e de revitalização da estrutura portuária de Ilhéus, visando tornar o porto de Malhado mais competitivo. O anúncio foi feito ontem (19), pelo novo presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, durante encontro mantido entre a nova diretoria da companhia e o vice-prefeito José Nazal, no Centro Administrativo da Conquista.
Segundo Rondon do Vale, atualmente, os navios estão entrando e saindo com dificuldades no Porto de Malhado, pois a profundidade está em torno de nove metros. A meta é, com o investimento, dobrar este nível de profundidade. O vice-prefeito de Ilhéus, que também ocupa a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância do Porto de Malhado para a economia baiana. “Ilhéus está em uma posição estratégica para o atendimento da demanda das regiões sul e oeste do Estado, bem como norte de Minas Gerais”, lembrou.

“O porto é responsável também pela geração de empregos e renda na região e um fator que não pode ser esquecido é que é um equipamento viável pela possibilidade de acesso de insumos e escoamento da produção por via marítima. Outro aspecto importante são os milhares de turistas que os transatlânticos trazem, se posicionando como um dos maiores vetores do turismo da cidade”, frisou Nazal.
Nos últimos meses, o Porto de Malhado recebeu investimentos com obras de recuperação estrutural nos dois armazéns e na recuperação dos equipamentos destinados ao escoamento de grãos. Os incentivos resultaram em retomada das exportações de minério de ferro, operações de trigo em grãos e de madeira, além de soja e cacau.
Somam-se a isso aos esforços pela reativação do antigo Moinho de Ilhéus e o arrendamento de áreas do Porto Antigo de Ilhéus, bem como atrair novas cargas para garantir dinamismo. “Estamos fazendo estudos e pesquisas para ainda este ano licitar o moinho e fazê-lo funcionar de novo”, garantiu.
O Porto de Malhado, em Ilhéus, apresentou incremento de 15 por cento em 2017, quando comparado ao ano anterior, registrando a exportação e importação de 255 milhões de toneladas de produtos. Contribuíram para este resultado as movimentações da amêndoa do cacau e minério de Magnesita.
Do encontro, participou também a diretoria executiva da companhia, formada pelos titulares de Gestão Administrativa e Financeira, Erianísio Borges; de Infraestrutura e Gestão Portuária, Carlos Taboada; de Gestão Comercial e de Desenvolvimento, Marise Chastinet. Eles estavam acompanhados da gerente do Porto de Ilhéus, Bárbara Laudano e da assessora de Comunicação, Rosilane Barbosa. O encontro faz parte de uma agenda de visitas às cidades que possuem atividade portuária, além de estreitar laços de parceria com as gestões municipais.
Investimentos em 2017 – No Porto de Ilhéus foram realizados investimentos com obras de recuperação estrutural nos dois armazéns e na recuperação dos equipamentos destinados ao escoamento de grãos. Os incentivos resultaram em retomada das exportações de minério de ferro, operações de trigo em grãos e de madeira, além de soja e cacau. Somam-se a isso aos esforços da reativação do antigo Moinho de Ilhéus e arrendar áreas do Porto Antigo de Ilhéus, bem como atrair novas cargas para garantir dinamismo.
O Porto de Ilhéus apresentou incremento de 15 por cento, quando compara ao ano anterior, registrando 255 milhões de toneladas. Contribuíram para este resultado as movimentações da amêndoa do cacau e minério de Magnesita.(Secom)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é